- Você se destaca na empresa
Um dos benefícios é que, ao ser proativo, o profissional se sobressai na empresa e no mercado.
Na prática, essa característica facilita o surgimento de oportunidades para ocupar cargos melhores, receber aumento de salário, exercer liderança na equipe ou conquistar a vaga desejada, por exemplo.
Geralmente, pessoas proativas se destacam por serem eficientes e contribuírem para a melhoria de resultados de forma ativa.
- A proatividade é um caminho para a liderança
Outro benefício é que profissionais proativos tendem a exercer a liderança, seja em uma equipe, seja na empresa como um todo.
Eles não esperam ordens para agir e assumir responsabilidades.
São pessoas que sabem como tomar decisões, antecipar problemas e soluções e inspirar os outros por meio de suas ações. Elas fazem as coisas acontecerem.
- Você alcança resultados melhores
Ao identificar oportunidades e ter iniciativa, o profissional alcança resultados melhores no trabalho, assim como se torna mais produtivo.
No livro Proactive personality and behavior for individual and organizational productivity (Edward Elgar Publishing, 2013), Andrew DuBrin salienta que a proatividade contribui para o ganho de performance e satisfação.
“Aqueles com as melhores performances frequentemente criam circunstâncias que facilitam o sucesso pessoal e organizacional na busca de seus objetivos”, pontua o autor.
- A proatividade leva à inovação
Profissionais proativos não se conformam com os pontos negativos do cenário em que estão inseridos.
Por isso, estão sempre em busca de mudanças para melhorar processos internos, produtos e serviços.
O que acontece na prática? A junção entre a busca por soluções e a tomada de iniciativa são comportamentos que favorecem o surgimento de inovações, o que gera ainda mais reconhecimento para o profissional.
Como ser mais proativo no trabalho: 8 táticas poderosas
Mesmo que você não se considere um profissional proativo, saiba que é possível desenvolver essa competência.
Para isso, confira o passo a passo de como ser mais proativo no trabalho. Siga as dicas a seguir:
- Antecipe problemas e soluções
Uma atitude fundamental para ter proatividade é identificar problemas e criar soluções sem delegar a culpa para os colegas.
Nesse caso, um profissional proativo assume a responsabilidade e toma medidas para corrigir problemas e melhorar pontos fracos da empresa, sem que o líder tenha que delegar tarefas.
“Proativos vivem o hoje, mas sem esquecer o amanhã. Pensam sempre à frente, orientam-se pelo longo prazo”, afirmam Leonardo Araújo e Rogério Gava, autores do livro Empresas proativas 4.0 (Alta Books, 2019).
- Aposte no networking
Criar uma rede de relacionamento, valorizar parcerias e atuar de forma conectada também é uma forma de ser mais proativo no trabalho.
É o que afirmam Araújo e Gava no livro: “A proatividade é uma prática social, ninguém é proativo sozinho”.
- Entenda qual é a sua motivação profissional
Outro passo importante é identificar o que motiva a sua atuação profissional e aonde você quer chegar.
Com objetivos em mente, fica mais fácil ter um papel ativo na organização, justamente por colocar um propósito em cada iniciativa realizada.
- Invista em um processo de autoconhecimento
Conhecer as suas habilidades, limitações, forças e fraquezas é essencial para saber quais competências você precisa desenvolver para ser um profissional mais participativo e engajado.
Isso acontece principalmente porque o autoconhecimento permite entender a raiz de cada comportamento adotado no trabalho e aplicar as mudanças desejadas.
- Invista na sua qualificação
O profissional que não para de aprender tem mais conhecimento e referências para ser proativo na prática, sugerindo mudanças e soluções relevantes para a empresa.
Principalmente em áreas altamente qualificadas, unir competências técnicas e comportamentais é fundamental para se destacar.
- Desenvolva a visão sistêmica
Se você quer ser mais proativo no trabalho, também precisa aprimorar a visão sistêmica para enxergar os processos da empresa ou do setor como um todo, identificando etapas que podem ser melhoradas.
Essa habilidade permite enxergar soluções com clareza para implementá-las na prática.
- Não tenha medo de dar sugestões
O medo de compartilhar ideias e sugerir soluções para os problemas da empresa é uma barreira à proatividade.
Portanto, faça contribuições, dialogue com colegas e superiores e exponha o seu ponto de vista.
- Separe as pessoas dos problemas
Em um artigo para a revista Forbes, Tracey Grove especialista em liderança, destaca que se concentrar no problema, e não nas personalidades por trás deles, ajuda o profissional a encontrar soluções sem envolver ataques pessoais e a ser mais proativo.
“O foco no compartilhamento de informações e na construção de relacionamentos nos prepara para os desafios inevitáveis que surgem no trabalho”, aponta a autora.
Agora que você já sabe como ser mais proativo no trabalho, que tal implementar esse passo a passo na sua carreira?
Assim, você ganha uma performance melhor e tem mais chances de se destacar em um mercado competitivo.