Como fazer um bom marketing pessoal

Matérias

Category

Ser observado desnecessariamente por suas “aparições” tolas é péssimo, porquanto será lembrado, com freqüência, que não é um bom profissional. Neste caso, aquele ditado “fale bem ou mal, mas falem de mim” não é um bom lema, uma vez que “falar mal” significa dizer que você não é a pessoa ou profissional ideal.

Então, o que devemos fazer para poder ter um bom marketing pessoal e sermos reconhecidos e valorizados, obtendo assim o sucesso e a realização profissional? Seguem algumas dicas:

1- Você deve ter liderança; havendo assim habilidades de influenciar pessoas e ser um formador de opinião.

2- Deve transmitir confiança aos seus chefes e companheiros de trabalho. Deve ser a pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, tem que ser feito por você.

3- Precisa saber o que está fazendo e o porquê está fazendo. Fuja de realizar algo que apenas mandaram, sem saber do que se trata. Diferencie-se. Torne-se um especialista em suas atividades e saiba o motivo para a execução delas.

4- Saiba trabalhar em equipe e administrar conflitos. Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satisfação.

5- Saiba valorizar seu trabalho e apresente bons resultados. Tenha uma boa visibilidade. Sempre que tiver a oportunidade, além dos resultados apresente seus projetos e idéias, mesmo que informalmente.

6- Seja uma pessoa otimista e bem humorada. Ninguém gosta de “rabugentos”, aqueles profissionais que até o pequeno cacto, ao lado da mesa, murcha. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e irradiam bem-estar a todos à sua volta.

7- Faça um bom planejamento para aonde você pretende chegar; qual situação que você almeja profissionalmente e tenha paciência. Tudo acontecerá ao seu tempo, desde que, obviamente, você direcione seus esforços para realizar-se, conforme o planejado.

Podemos perceber, então, que quem não é visto, não é lembrado, mas é muito melhor ser lembrado pelas características positivas, habilidades e competências que colaboram para que você se destaque no ambiente de trabalho.

Ser citado como um profissional participativo, seguro, responsável, líder, ético, bem humorado e organizado não prejudica ninguém e confirma para a empresa que ela fez a escolha certa ao tê-lo em sua equipe, afinal, a imagem da empresa, seus produtos e serviços depende muito da imagem percebida de seus colaboradores. Aproveite para potencializar suas características positivas e verificar quais são as suas necessidades de melhoria para conseguir se destacar profissionalmente.

E lembre-se: se estiver participando de um processo seletivo ou de seu primeiro emprego através de um estágio, saiba o que você pode oferecer para a empresa. Não vá para aprender; vá para contribuir. A empresa quer resultados; ela não é uma escola. Com certeza você aprenderá muito onde trabalha e obterá excelentes experiências, mas isso deverá ser conseqüência de seu trabalho e não apenas um processo de aprendizado.

Como fazer um bom marketing pessoal

Certamente já fez parte de sua vida ou você já presenciou situações, onde apesar de fazer tudo certo, alguém que tinha a mesma função dentro da empresa e exercia as mesmas atividades ou responsabilidades foi promovido. Essa pessoa teve aumentos salariais e freqüentemente é utilizado como exemplo, enquanto você nem ao menos é citado, e às vezes sente-se desvalorizado e sem reconhecimento.

Sinto-me na obrigação de dizer que o grande culpado por isso tudo pode ser você mesmo. Exceções à parte, o que provavelmente esteja ocorrendo é a falta de seu marketing pessoal. E o que é isso?

Quando falamos de um produto, sabemos que há empenho para que ele seja notado, apreciado e adquirido. São os esforços de marketing, os meios que visam potencializar as vendas dos produtos, utilizando a divulgação através da promoção, propaganda, embalagem etc.

Sinto-me na obrigação de dizer que o grande culpado por isso tudo pode ser você mesmo. Exceções à parte, o que provavelmente esteja ocorrendo é a falta de seu marketing pessoal. E o que é isso?

Quando falamos de um produto, sabemos que há empenho para que ele seja notado, apreciado e adquirido. São os esforços de marketing, os meios que visam potencializar as vendas dos produtos, utilizando a divulgação através da promoção, propaganda, embalagem etc.

O marketing pessoal é a mesma coisa, porém em benefício da sua própria carreira. Fazer ser notado, não simplesmente por sê-lo, mas sim ser notado por suas qualidades, habilidades e competências. Não é ser o chamado “puxa-saco”.

Tags :

Matérias

Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.