Como criar metas inteligentes

Matérias

Category

  1. Mensurável (Measurable): Uma meta SMART deve ser mensurável para que você possa acompanhar seu progresso. Defina indicadores quantitativos que permitam medir o sucesso. Por exemplo, “aumentar em 4% as vendas anuais de assinaturas Premium no mês de fevereiro, região metropolitana”.
  2. Atingível (Achievable): Certifique-se de que sua meta seja realista e alcançável. Evite estabelecer objetivos inatingíveis. Considere recursos, tempo e esforço necessários para alcançá-la.
  3. Relevante (Relevant): A meta deve estar alinhada com seus objetivos gerais e valores. Pergunte-se: Por que devemos priorizar esta meta? Como ela contribui para a estratégia de longo prazo?
  4. Temporal (Time-bound): Estabeleça um prazo para atingir sua meta. Defina um período específico para alcançá-la. Isso ajuda a manter o foco e a motivação.

Lembre-se de que as metas SMART são etapas individuais de uma estratégia bem pensada para atingir objetivos maiores. Elas usam KPIs SMART como medidas de acompanhamento, com um começo e um fim. Assim como marcos de quilômetros em uma maratona, elas indicam sua posição atual e desempenho ao longo do caminho.

Escolha métricas adequadas e mantenha sempre o foco nos resultados. Com metas SMART, você pode traçar um caminho do início ao fim, garantindo que todos saibam exatamente onde você está e como progredir em direção ao seu objetivo.

Como criar metas inteligentes

  1. As metas SMART são uma metodologia eficaz para definir e gerenciar objetivos de forma mais concreta e mensurável. Vamos explorar como aplicá-las:
    1. Específico (Specific): Defina com clareza suas metas e expectativas. Evite metas amplas ou vagas. Pergunte-se: Quais são as etapas concretas do nosso plano? Quem é necessário para torná-lo realidade? Onde realizaremos nossas atividades? Por que isso agrega valor à nossa estratégia de longo prazo? Priorize esta meta em vez das outras.

 Exemplo de uma meta SMART específica: Quando o Superman tenta “salvar o mundo”, ele se concentra em um objetivo mais específico como “impedir o plano de Lex Luthor”. Isso ajuda o Superman a direcionar seu foco às metas certas e a priorizar o objetivo de deter o supervilão em vez de salvar uma espécie de pica-pau-bico-de-marfim ameaçada de extinção.

  1. Mantenha a balança equilibrada

Em outras palavras: lembre que o acordo precisa valer a pena para os dois lados. Isso porque, com as duas partes satisfeitas, os riscos de surgirem problemas (e surpresas) lá na frente serão bem menores.
Agora, se o que você está oferecendo não é tão bom quanto o que a outra empresa dará, repense os termos do negócio ou siga o conselho de Ertel: “Desista antes de assinar o contrato”.

Caso você insista em manter a balança pendendo para o seu lado, corre o risco de ouvir um sonoro “não”. Ou pior: “a outra parte pode não cumprir integralmente aquilo que combinou”, diz o especialista.

Tags :

Matérias

Share This :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.