Cultive relacionamentos!

Relacionar-se bem com as pessoas é decisivo para o sucesso não só no âmbito pessoal, mas, essencialmente, no profissional.  Quem tem habilidades para criar relacionamentos acaba tendo mais chances de sucesso. Como podemos desenvolver a habilidade de relacionamento?
Como pré-requisito é preciso gostar de gente. Mas nada de fazer politica pois o interesseiro é rapidamente desmascarado.

Ainda tem dez regras básicas para administrar bem os relacionamentos:

1.    Respeite os outros – não faça com eles o que você não quer que eles façam a você. Isso é empatia.

2.    Cultive amizades e contate as pessoas sempre que puder e não somente quando precisar. Transmita confiança e credibilidade – mostre que você se importa com as pessoas.
3.    Aprenda a ouvir mais do que falar – Controle o impulso de dar sua opinião deixe-a desabafar e se não concordar com a opinião dela concorde com ela.
4.    Seja educado evite ser rude – Cumprimente a todos, mesmo quem  você não conhece direito.
5.    Faça elogios verdadeiros ás pessoas – Aprenda a enxergar os pontos positivos do outro, enalteça-os. Mas lembre-se de elogiar não é bajular.
6.    Não seja teimoso – Mude de opinião se lhe mostrarem argumentos concretos e bem embasado. Seja persistente não teimoso. (isso não quer dizer que você tenha que torcer pelo São Paulo só porque foi campeão do mundo).
7.    Não entre em choque direto – Seja paciente e conduza uma conversa de forma tranqüila e amigável, argumentando com exemplos práticos. Assim você convence de maneira simpática e eficiente.
8.    Sorria e contagie as pessoas com positividade – Torne sua presença agradável. Contar piadas nem pensar. Não fale alto também. Seja discreto mas marcante.
9.    Esteja sempre à disposição para ajudar – evite o “isso não é comigo” e procure soluções para os outros, mesmo quando o assunto não lhe diz respeito. Mas seja sutil ofereça ajuda.
10.    Informe-se sobre diferentes culturas e seus respectivos comportamentos –  Seja conhecedor de vários assuntos:  cultura, economia, história, ciência etc…isso ajuda a evitar gafes.
São dicas simples que podem ajudar a cultivar relacionamentos verdadeiros e duradouros, e principalmente conquistar seu espaço no mercado competitivo.
Gostaria de saber mais sobre relacionamentos?
A palestra Como conquistar e manter clientes, internos e externos! É uma ferramenta de motivação que poderá ajudá-lo.

$UCE$$O

Rbenche

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.