Como conquistar e manter relacionamentos duradouros!

Dar-se bem com as pessoas, pode parecer mais complicado do que realmente é. Conquistar e influenciar pessoas é simples: basta um pouco de atenção, capacidade de observação e a atitude certa. A base está na boa comunicação, pois o importante é saber tratar corretamente as pessoas e como falar com elas, ouvi-las, entender seus desejos e intenções para agir com sensatez nos momentos mais delicados da convivência e dos relacionamentos.

Seria possível para qualquer pessoa comum conquistar e manter relacionamentos que sejam duradouros? Como sempre digo em minhas palestras e treinamentos, ESTAMOS EM UM JOGO CORPORATIVO, VAI GANHAR QUEM SOUBER JOGAR MELHOR.

Dependendo do nosso posicionamento nos meios sociais podemos abrir ou fechar portas para os relacionamentos.  Criar uma rede de networking é uma técnica que requer dedicação. Influenciar pessoas é a chave para o sucesso em qualquer área da vida pessoal e profissional.

Seguem dicas para formar aliados, conquistar e ampliar de maneira sólida seus parceiros pessoais e profissionais.

1.  Não faça inimigos: assuma que todos são aliados, não tenha preconceitos. Para manter um bom relacionamento e se posicionar de maneira justa diante dos conflitos, sempre priorizando um ambiente de trabalho leve e sadio, é uma maneira excelente de conquistar parceiros. Se for para atacar que seja o problema não a pessoa.

2. Seja claro em objetivos e prioridades:  Saiba o que quer. Tenha seus objetivos bem definidos tanto na vida pessoal quanto na profissional. Assim quando estiver na frente de uma oportunidade, seja ela casar ou mudar de emprego, você saberá agir.

3.  Analise pessoas: Não seja egoísta, o mundo não gira em torno de seu umbigo. Conheça as pessoas, seus gostos, prazeres, preferências entre outros. Tendo estes conhecimentos você pode se aproximar de pessoas e criar laços e não correrá o risco errar.

4.  Saber que valores as pessoas prezam. As pessoas sempre valorizam algo em sua vida. Para ser lembrado tenha algo para oferecer as estas pessoas que deseja conquistar, não cobre nada das pessoas, ofereça benefícios, seja crível, em outras palavras tenha credito. Deixe os outros ficarem devendo ações para você.

5.  Mantenha os relacionamentos e aposte no networking: manter e ampliar sua rede de contatos é a maior tarefa de quem quer ter um grupo de pessoas de interesse para seu negócio. Para isso algumas ações são necessárias- participar de eventos sociais, andar sempre com cartões de visita (se você não tem um está na hora de providenciar), estar informado, apresentar-se as pessoas, e por ai vai…)

6.   Torne-se referência de integridade: há pessoas que pulam de empresa em empresa ou trocam de namorada como se estiverem trocando de roupa. Bom se eu quero o respeito dos outros tenho que ser ética e ter uma postura profissional, estes realmente são fatores essenciais.

7.  Mantenha-se atualizado:Ler sobre assuntos que são de interesse das pessoas é muito importante, saiba dos acontecimentos locais, regionais e globais. Terá vantagem quem conseguir manter seus clientes informados. Lembre-se informação é poder.

8.  Compartilhe conhecimento. Divida o conhecimento que você tem, não seja mesquinho com as pessoas, achando que elas vão roubar seu capital intelectual. Quem ensina é quem mais aprende.

9.  Comprometimento: isso significa estar envolvido com as pessoas com os negócios com a comunidade com seus contatos, cumpra suas promessas. Lembre-se que o sucesso dos outros é o seu sucesso.

10.  Seja parte da solução: na  empresas em casa na comunidade, seja colaborativo independente dos retornos diretos e indiretos de suas contribuições. Em outras palavras faça a sua parte e ajudo quem tiver dificuldades em fazer a sua. Está ação vai deixar a sua marcar e todos vão lembrar que você é uma pessoa fantástica.

 Estas dicas podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua network. Sei por experiência que dão resultados, se colocadas em pratica,  então bora lá construir uma network voltada a resultados.

Sucesso e Boa Semana

Prof. Rogério Benche

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.